Lançamento de “Memórias vivas do jornalismo” – 12/02

Por Fanny Chevillotte

Lançado ontem na Livraria Barata, o livro “Memórias vivas do jornalismo” é uma investigação sobre o jornalismo português, ao longo dos anos 40, 50, 60, marcado pelo salazarismo mas também pela mudança e inovação.

Os autores, Fernando Correia e Carla Baptista seleccionaram 17 entrevistas para compor as memórias vivas, com os seguintes jornalistas: Abílio Marques Pinto, Acácio Barradas, Afonso Serra, Daniel Ricardo, Edite Soeiro, Eduardo Gageiro, Fialho de Oliveira, Homero Serpa, João Coito, Joaquim Letria, José Carlos de Vasconcelos, Manuela de Azevedo, Maria Antónia Palla, Mário Ventura Henriques, Pedro Foyos, Roby Amorim e Urbano Tavares Rodrigues.

O recente título aprofunda a investigação e dá continuidade a outro livro dos autores lançado em 2007, “Jornalistas: do Ofício à Profissão. Mudanças no jornalismo português (1956-1968)”.

Memórias vivas do jornalismo” foi apresentado pelos jornalistas José Rebelo e Miguel Gaspar. A análise do jornalismo em perspectiva foi útil para a reflexão sobre a situação da profissão de hoje, e sobretudo foi um motivo para homenagear os jornalistas que actuaram em um tempo difícil.

Deixe um comentário